Dia Mundial da Água

Apesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água! É isso mesmo, 2/3 da Terra são cobertos por esse líquido tão importante para os seres vivos.

Por ter essa importância tremenda é que todos devem ficar bem atentos para usar a água sem desperdício.

Banho demorado, torneira pingando e muitas outras coisas que parecem inofensivas no nosso dia a dia, acabam se tornando vilões quando o assunto é: PRESERVAR A ÁGUA!

APRENDA 10 MANEIRAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

 

BANHO RÁPIDO – Por mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo!

Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa.

O ideal é ficar no máximo 15 minutos debaixo do chuveiro.

 

TORNEIRA FECHADA – Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora de enxaguar a boca.

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros de água no apartamento.

No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11 litros de água na casa e 79 litros de água no apartamento.

 

REGADOR NELAS – Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Isso ajuda a economizar água e, ao mesmo tempo, é bem divertido.

Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira, o consumo de água pode chegar a 190 litros. Dá pra economizar bastante usando o regador.

 

VASSOURA EM AÇÃO – Use a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada de casa. Deixe a preguiça de lado e exercite os braços!

No Brasil, é comum lavar a calçada só com a mangueira, mas em outros países pessoas que fazem isso podem até levar multas por desperdício de água. Em 15 minutos são perdidos aproximadamente 280 litros de água.

 

UM COPO SÓ! – Para lavar cada copo que você usa para tomar água, são necessários outros 2 copos de água para lavá-lo, acredita? Desse jeito, fica um pouco caro matar a sede às custas do planeta.

Por isso, a dica é simples: use o copo para beber água mais de uma vez. Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.

 

CARRO LIMPO – Todo mundo gosta de ter o carro limpo, mas vamos com calma pra não exagerar na água. Na hora de ajudar o papai a lavar o carro, não utilize mangueira. Use balde e pano e você vai gastar aproximadamente 40 litros de água.

Muita gente leva até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 220 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. É muita coisa!

 

PEGA, LADRÃO! – Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada? Fique de olho, pois essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas.

Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia. Isto é, cerca de 1.350 litros por mês.

 

LOUÇA LIMPA – Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. A dica é ensaboar tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abrir a torneira para lavar tudo de uma vez.

Se a sujeira estiver muito colada, coloque os itens de molho cheios de água ou na pia, para soltar mais fácil.

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.

 

LIXO NO LIXO – Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos e por aí vai. Lugar de lixo é no lixo e todo mundo sabe disso.

Cada vez que você dá descarga, são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade.

Se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal.

 

ROUPAS UNIDAS  – Deixe a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.

Se ela usar o tanque para isso, diga para ela fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

 

FAÇA A SUA PARTE!

Quantas dessas dicas você já conhecia?

Se a resposta foi “todas”, você está de parabéns!

Mas se ainda não conhecia nenhuma, não fique triste! Ainda dá tempo de colocar todas as dicas em prática e ensiná-las para os seus amigos, vizinhos e para a sua família.

Faça a sua parte!

Fonte: Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

 

Categories: Notícias

Comments are closed.