Mensagem do Capelão na Solenidade do Padroeiro de nosso Hospital, São Camilo de Lellis

image

Os sacramentos na Pastoral da Saúde

​Os sacramentos são sinais de salvação e da gratuidade do amor do Pai, instituídos pelo Cristo para o bem da humanidade.
​Pelos sacramentos, a Igreja continua no tempo e espaço, os gestos de salvação de Cristo.
​Através da Igreja, Cristo continua pronunciando palavras que geram vida em abundancia (JO 10,10), promover a reconciliação força e esperança de saúde.
​Na Pastoral dos Enfermos os sacramentos mais solicitados são: a Unção dos Enfermos, a Eucaristia e a Reconciliação.
​Não podemos nos esquecer que os sacramentos supõem a fé, não qualquer fé, mas a fé cristã. Só para quem tem fé, os momentos fortes da vida (nascimento, opção pela vida, alimentação, doença, etc…), se tornam verdadeiras revelações e presença, ajuda e graças de Deus. Sem isto o rito celebrativo se transforma numa “coisa magica”.
Aqui esta uma tarefa importante do ministro em ser evangelizador da fé e a missão do Capelão.
Quem quiser trabalhar com os enfermos, com os doentes, antes de mais nada, peça a Deus que lhe dê um “amor de mãe” para com os doentes, a fim de que possamos assisti-los com toda a caridade, tanto na alma quanto no corpo, pois a graça de Deus estará presente.

“Mais coração nas mãos irmãos” (São Camilo de Lellis)

Capelão
Pe. Valdocir Aparecido Raphael

Julho/2015

 

Related